Pânico e Depressão: Aconteceu Comigo-Parte 1

Não escondo de ninguém e muito menos tenho vergonha que tive, tenho, sei lá, a famosa mal entendida, ex frescurite, temida por tudo e todos: a Síndrome do Pânico. Ou seria transtorno? Há controvérsias. Pois é, tenho verdadeiro pânico de sentir pânico. Sabem o que te faz sentir essa doença filha da puta? Vou perguntar umas coisas então: Já teve a sensação de que vai morrer porque só pode ter uma doença muito grave que te dispara o coração, te faz suar frio, tremer o corpo todo, náusea, dor de barriga e vertigem? Daí você pede para que te levem ao pronto socorro mais próximo: "Rápido, senão vou morrer!". Chega lá, é submetido a uma porção de exames e te mandam para casa... não tem absolutamente nada. E não para por aí, os sintomas voltam e continuam a dizer que não tem nada. Já aconteceu contigo? Não?!? Ok, uma pergunta mais surreal então: Já sentiu como se estivesse fora do corpo, uma sensação de que você não é você? Como se os limites do seu corpo se abrissem e se espalhassem no ar como se fosse fumaça? Ou junto com isso tudo, uma espécie de não realidade, como estivesse em um sonho? "Interrompemos nossa programação para avisar que os sintomas descritos não foram causados por usos de entorpecentes legais ou ilegais e qualquer semelhança com tais é mera coincidência". Então, já sentiram? não?!? Parabéns, você não sofre desse mal. Se sua resposta foi sim para a maior parte dos sintomas, primeiro: Procure um psiquiatra,  não, não é médico de louco. Vá com fé que essa porcaria tem cura. Você não vai morrer, mas não vai querer ficar sentindo isso, vai? Segundo: vai ter que se acostumar com uns comentários imbecis e uns que podem te fazer dar boas gargalhadas. Montei um diálogo com os principais, lá vai:

"Muito ajuda quem não atrapalha"
Você está no meio de uma crise, chega esse cara aí e solta a pérola:
- Se acalma, relaxa, sai daqui, vai dar uma volta sozinha, aproveita pra passar na padaria que acabou o pão. 
(sugestão 1: Dá um belo de um grito na cara desse infeliz, com certeza sua ansiedade vai ceder um pouco).

" São Tomé incrédulo"
Você está tendo dificuldades para sair de casa com medo de uma nova crise e infrenta cinco leões, dez cascavéis e dois fiscais do imposto de renda para conseguí-lo, exausta, você ainda escuta:
- Isso tudo é porque você não sai de casa, arruma algo para ocupar a cabeça, esse negócio não existe. Já dizia minha avó, cabeça vazia é oficina do diabo. Tem que trabalhar bastante, fazer vários cursos. Esses remédios são uma bobagem, o negócio é se ocupar, relaxa.
(sugestão 2: Já que esse coitado gosta tanto de se ocupar, o inscreva em um curso de química neurológica, aí sim deixe-o argumentar contigo. Se não der certo,  dá um belo de um grito na cara desse infeliz, com certeza sua ansiedade vai ceder um pouco e o mande de volta para a Idade Média)

"O bicho grilo curioso"
Está descansando de uma crise que acabou de passar e vem o doidão te perguntando o que sente exatamente, você explica e depois de uns quinze minutos viajando o camarada resolve falar:
 - Pô aê, muito doida essa parada. Tu se sente num sonho, sai do corpo, essas paradas todas e nada é real. Tu encontra a morte mas não vai morrer, acha que vai ficar doidona mas não fica. Pô aê, queria ter esse esquema. É mó viajem.
(sugestão 3:  Diz que na próxima vez que estiver em crise, vai fazer o possível para coletar um pouco de suor, colocar numa cápsula e dar de presente para ele. Mande tomar sozinho no escuro que é "muito doido". Porém, diga que sai em exames antidoping, talvez ele desista da idéia maluca.

Um comentário:

  1. muito pertinente seu texto, Aline. só posso agradecer e desejar... que outros tenham a coragem de seu texto.

    ResponderExcluir