O Que É Casamento?

Estou em crise. Meu irmão, nove anos mais novo que eu vai casar amanhã. Claro que estou feliz por ele, minha cunhada é muito querida e essas coisas todas. Deixando pra lá coisas óbvias, minha inimiga íntima que chamo de mente, resolve desvendar os mistérios da celebração. Ai de mim! O que é e para que serve? Não estou afim de procurar no Google agora, então vai da minha cachola mesmo. Se prestar atenção na palavra, vai ver que começa com "casa". Logo supõe-se que o lance é juntar o casal numa casa. E quanto à terminação "mento"? Se o casal não tem casa vai para um apartamento. Só isso, o motivo é somente para dividir uma edificação, certo? Errado! Mentira! A oficialização da união entre duas pessoas que se amam perante o estado e/ou religião se for o caso, é por causa da mulher. Ela que quer vestir uma roupa linda e declarar para a família e amigos que é amada, que alguém quer dividir uma vida com ela. Principalmente quando for preencher algum formulário, marcar o "X" no estado civil: casado(a). Quer coisa mais divertida? Há também a parte material da coisa, ah essa é indispensável. Só pode ter lista de presentes quem vai praticar o rito do casamento. Ninguém ganha presente quando vai "se juntar", se ganha, é coisa usada e velha. Não é materialista esse modo de pensar, é inteligência. Que casal que está começando a vida independente, tem grana para montar uma casa? Convenhamos... Por isso e mais um pouco a mulher se supera mais uma vez quando joga a lábia e o homem cai. Nós sabemos que é para o bem dos dois. A moça que afirma que não quer, ou está mentindo ou é uma fase... passa logo. Não se enganem homens, se querem mesmo envelhecer sozinhos, não assuma compromisso com ninguém, pois se o fizer, quando menos esperar vai vir o ultimatum oriundo das entrelinhas dos lábios de sua amada.

Parabéns Hugo e Alynne Lourenço!

2 comentários:

  1. Aline, não sei se te serve para amenizar tua crise...mas, pensando em outra ótica: a do cotidiano do casamento, acredito que casar com ou sem cerimônia, com ou sem papel passado, acaba sendo a mesma coisa. Aquele lance de compartilhar o mesmo banheiro, a mesma cama, a mesma sala, o viver junto, de fato, no dia a dia, os pequenos aborrecimentos, as pequenas alegrias, as pequenas descobertas...acredito que tudo isso vai construindo, pouco a pouco, um casamento verdadeiro.

    Ah, esse assunto é bem complexo. Mas cada um é cada um, cada qual e também cada casal tem sua trajetória própria e seu jeito de ver e viver o mundo. Às vezes o que pode ser bom para um pode não ser para o outro.

    Beijão e saudades,

    Sil
    esquinadasil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Independente se teve ritual ou não..quero ver passar dos 5 anos.....

    Na atual conjuntura ISSO sim é que é estranho.....acaba se tornando inclusive uma conjectura kkkkk

    Ps: Mesmo tendo casado 2x: 1 de papel e outra de "juntamento", eu ainda me sinto atraída por esse rito de passagem..assim como todos os outros ritos, a simbologia é importante para o estabelecimento e manutenção dos "papeis sociais" (aff sociologia e seu português robótico)

    ResponderExcluir