Poluição Visual Toma Conta da Capital

"O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) vetou a realização de propaganda eleitoral, de qualquer natureza, em muros, cercas e tapumes divisórios (divisórias de madeirite, de concreto, que são instaladas em obras), públicos ou particulares. A multa para o candidato que desrespeitar a decisão, que está em vigor desde quarta-feira (11/8), varia entre R$ 2 mil e R$ 8 mil."

(trecho retirado da reportagem do site do jornal Correio Braziliense, www.correiobraziliense.com.br)



 Nós brasilienses estamos revoltados com a sujeira que está nossa cidade. Já não basta a fama que Brasília tem com relação a outro tipo de sujeira que fere nosso orgulho como cidadãos: a da Praça dos Três Poderes. As principais vias da capital estão lotadas de ridículas placas, faixas, bandeiras e vários outros tipos de porcarias (sem querer ofender os porquinhos) com fotos sorridentes dos candidatos a nos representar nas eleições desse ano. Isso é PROIBIDO por lei e os criminosos que o fazem, continuam lá a sorrir exibindo seus números sem se dar conta que sujeira não ganha voto. Se sujam as ruas, imagina como sujarão nossos nomes nos palácios do poderio. Outro problema não menos importante, é nossa saúde. Imagina você acordar e sua casa está toda cheia de papel espalhado, tudo fora do lugar numa tremenda bagunça. O stress já toma conta né? Não dá nem vontade de fazer aquele cafezinho cheiroso e tomar aquele banho relaxante antes de ir à labuta. Pelo menos eu já ficaria nervosa querendo sair dalí em carreira. Toda essa ansiedade gerada por simples pedaços de papel faz nosso corpo ter reações, não sou médica para dar detalhes, mas nada agradáveis. Se todo dia é a mesma coisa, a situação complica, vira doença e das sérias. Que tal nos manifestarmos, denunciar ou até mesmo tirar. Se cada um tirar uma plaquinha ou faixa por dia, a cidade fica limpa rapidinho. E mais, vou poder receber meus sogros de Porto Alegre sem passar vergonha.

Um comentário:

  1. Já sei, Aline...a gente promove uma campanha alternativa estimulando as pessoas a catar esse material todo de campanha eleitoral para reciclar. Pelo menos assim essa papelada toda será útil..

    De quinze em quinze dias eu levo papéis e plásticos que junto aqui em casa para a escolinha da quadra que tem projeto de reciclagem. Da última vez, consegui juntar vários papéis de candidatos....

    ResponderExcluir